quinta-feira, 16 de julho de 2009

APRENDENDO A SER FELIZ

As crianças nascem sabendo ser feliz. Isso acontence porque elas sabem que a verdadeira felicidade está em ficar com quem se ama, receber carinho e atenção, se alimentar simplesmente, brincar com sucatas ou brinquedos, dormir quando estão cansadas e satisfazer suas necessidades fisiológicas. Dá para acreditar que é tão simples ser feliz?
Quando crescemos e percebemos melhor o mundo ao nosso redor, começamos a assistir TV e frenquentar lugares como supermercados, shoppings, etc, começamos ver que o grande motivo da maior parte da nossa infelicidade é a propaganda. Anúncios dizem que para sermos felizes temos que ter o ultimo modelo de um determinado celular, carro, roupa, etc. Balela!!!
Vacinem-se contra isso. O "ter" é bom, mas não dependemos dele para sermos felizes. Apreciem as crianças, prestem atenção como elas são felizes naturalmente.
Claro que não falo daquelas que sofrem algum tipo de violencia ou agressão, pois estas tem sua saude emocional totalmente comprometida, mas falo da maioria, das crianças que são amadas e desejadas por sua familia. Afinal o próprio Jesus nos ensinou: Que venham a MIM as criancinhas, pois delas é o Reino de Deus.
Agora mudando um pouquinho o foco da conversa, quero deixar aqui meu depoimento sobre como reaprender a ser feliz. É normal que durante a vida todos nós tenhamos fases de pré-drepessão, depressão e outros transtornos emocionais.Faz parte da nossa condição humana.
O que vale ressaltar é que todos nós devemos reagir a essa situação, pois não nascemos para a infelicidade. Disso já me convenci. Então, sempre que voce perceber que a tristeza está se aproximando, reaja! Busque nas coisas mais simples a satisfação de viver. Posso dizer por experiencia própria que vale tudo. Dirigir com o som do carro no ultimo volume, limpar armários dos quartos ( é ótimo para limpar a mente), descartar roupas que não usamos há mais de 01 ano (doe para quem precisa) cozinhar ou sair para comer algo novo, ir ao cinema com amigas, locar filmes para ver em casa, sozinha ou acompanhada, ler livros, dançar sozinha feito louca na sala, etc.
Particulamente aprendi a amar a leitura. Além de prevenir doenças neurológicas como Alzheimer, tem o poder de nos levar a lugares distantes, nos aproximar de personagens fantásticos e apaixonantes, nos trazer de volta a essencia da vida, trazer a fantasia racional, aquela que que nos devolve a esperança no olhar. Ajuda bastante a recuperação da saúde emocional, que alías é a responsável pela saúde física.
Enfim, é nossa responsabilidade conquistar à nossa maneira, a tão desejada felicidade. Posso garantir que ela está mais perto e muito mais fácil de alcançar do que possamos imaginar, basta prestar atenção nas coisas simples do dia-a-dia. Se a felicidade fosse algo grande não seria possível segurar por muito tempo, mas já que são pequenos fragmentos no cotidiano, é possível viver boa parte do tempo com a sensação gostosa que ela nos proporciona.
Sou feliz quando bebo café, quando deito pra dormir num dia de muito trabalho, quando vejo minha casa em ordem, quando brinco com meus bichos de estimação, quando assisto um filme legal. Fui muito feliz lendo Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. Recomendo!
E assim é a vida, se voce não a complicar ela te agradece com muitos momentos de felicidade.
Espero ter contribuido um pouquinho para que voce seja mais feliz daqui pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário